5 cartazes mais nerds nos protestos em João Pessoa

Na grande manifestação de 20 de junho, quando mais de 20 mil pessoas se reuniram no Centro de João Pessoa, muita gente foi protestar, mas também teve gente que foi bagunçar, namorar, brincar. Entre os cartazes divertidos, alguns temas nerds, como RPGs, games e animes tomaram as ruas da capital paraibana. Confira abaixo os mais legais. Só os fortes entenderão todos!

protestos_jp_foto_felipegesteira_164

protestos_jp_foto_felipegesteira_172

protestos_jp_foto_felipegesteira_184

protestos_jp_foto_felipegesteira_200

protestos_jp_foto_felipegesteira_245

Posted by: Felipe Gesteira on 4 de julho de 2013 @ 19:08
Filed under: Geral

Protesto contra a contratação de médicos estrangeiros chega à AL

protesto_estudantes_med_foto_felipegesteira_01

Manifestantes na porta da AL (foto com a câmera do telefone)

Um protesto liderado em sua maioria por estudantes dos cursos de Medicina de faculdades particulares tomou o Centro da capital na manhã dessa terça-feira (14) e chegou até o plenário da Assembleia Legislativa. Os manifestantes discutiam a medida do governo federal que pretende contratar médicos estrangeiros para atender a demanda nas regiões mais carentes do país. A reclamação, segundo os estudantes e alguns médicos que participaram do movimento, não é por reserva de mercado, mas para que o governo exija a revalidação do diploma antes da contratação. Por conta do protesto do lado de fora da Casa, a sessão ordinária foi transformada em sessão especial.

protesto_estudantes_med_foto_felipegesteira_02

Estudantes posando para foto dentro do plenário (foto com a câmera do telefone)

Médicos e estudantes líderes do movimento, capitaneados pelo deputado federal Hugo Motta (PMDB), que também é estudante de Medicina, fizeram parte da mesa de discussão ao lado dos deputados estaduais. Enquanto o debate acontecia, vários estudantes deixavam o tema de lado e posavam com jalecos e sorrisos para fotos dentro do plenário. Hugo Motta esclareceu que o movimento não é contra a contratação dos estrangeiros ou dos brasileiros que concluíram o curso fora do país, mas contra a contratação sem a revalidação do diploma.

“Quem garante à nossa sociedade que essas pessoas que virão de fora estão bem preparadas para atender a população? A única forma de garantir é com a prova de revalidação do diploma. Passando, estarão aptos, como nós estudantes”, afirmou Motta. O também estudante Arnaldo Junior, que cursa o terceiro período de Medicina em uma faculdade particular de João Pessoa, garante que a principal motivação do protesto é o compromisso com a saúde da população. “As faculdades preparam seus alunos de acordo com a realidade vivenciada no país. Temos uma grade curricular que contempla uma medicina cada vez mais avançada, e outros países não têm uma grade tão boa quanto a nossa”, disse.

Para o presidente do Sindicato dos Médicos na Paraíba (Simed-PB), o anestesiologista Tarcísio Campos, o problema vai muito além da contratação de profissionais. Campos exclui qualquer possibilidade de que o protesto seja motivado por reserva de vagas de mercado e exige mais infraestrutura para o exercício profissional, principalmente nas regiões mais distantes dos grandes centros. “Os médicos brasileiros são muito bem preparados, não temos medo da concorrência. Nos interiores faltam médicos, mas não é porque os médicos não querem ir para lá, é porque não existem condições de trabalho, planos de cargos e carreira, então não existe segurança nem estabilidade no emprego”, desabafa.

O deputado estadual Aníbal Marcolino (PEN), que também é médico e fez parte da mesa de discussão, declarou ser contra essa ‘importação’ de profissionais da saúde por parte do governo federal. “Não posso ser a favor da contratação de médicos estrangeiros à medida que 90% daqueles que fizeram provas aqui (no Brasil) para tentar regulamentar sua situação foram reprovados, mostrando que não têm condição de assumir, até mesmo pela grade curricular, que é totalmente diferente. Nós temos médicos suficientes. O que falta é a condição necessária para que o profissional possa trabalhar com dignidade”, denuncia.

A contratação de médicos estrangeiros faz parte das discussões de integrantes dos ministérios da Saúde, da Educação e das Relações Exteriores, além da Casa Civil. Somente de Cuba, segundo afirmou na semana passada o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, poderão vir seis mil profissionais. O governo, entretanto, não garantiu que haverá validação automática dos diplomas, nem definiu exatamente como será feito esse processo. O senador Cássio Cunha Lima avaliou, no último sábado, 11, em Campina Grande, a medida do governo federal como uma contratação de “militantes políticos” para a próxima campanha eleitoral.

Posted by: Felipe Gesteira on 15 de maio de 2013 @ 17:16
Filed under: Geral

Presidiários vidrados no Playstation

apreensao_roger_foto_felipegesteira_32

Na semana passada, uma notícia sobre a apreensão de quatro videogames em um presídio em Sousa, no interior da Paraíba, me deixou intrigado. Os apenados estão jogando, e muito.

Tinha visto algo parecido aqui em João Pessoa, numa pauta em janeiro (foto acima), quando foram apreendidos facas, espetos, celulares, carregadores, aparelhos de DVD, muitos filmes piratas e um Playstation 2, com dois joysticks e um jogo Pro Evolution Soccer 2012.

Engraçado é imaginar que os caras estão presos, o dia inteiro fazendo campeonatos de PES, e a bola rolando solta com Messi e cia. nos gramados das TVs, dentro da prisão. E a TV, por sinal, foi a minha grande dúvida nessa pauta. Se pegaram DVD e videogame, onde estava a TV?

apreensao_roger_foto_felipegesteira_iphone

Posted by: Felipe Gesteira on 12 de março de 2013 @ 11:42
Filed under: Policial,Sem categoria

Hoje é dia de Cafuçu!

Corrinha, a rainha "hors concours" do Cafuçu

Na prévia carnavalesca de João Pessoa, a sexta-feira é dia do Cafuçu, o bloco onde a alcunha de gente brega vira uma grande brincadeira na cidade. Com a proximidade do Carnaval – início extra-oficial do ano no Brasil – vejo o quanto o começo de 2013 passou voando. Vai ver é porque foi muito bom.

Em janeiro tive o prazer de tirar as férias da querida Kleide Teixeira como repórter fotográfico no Jornal da Paraíba. Muito bacana voltar ao lugar que foi para mim uma grande escola de Jornalismo e reencontrar tantos amigos.

Cobrindo os preparativos das prévias do Carnaval, a pauta do Cafuçu me levou ao encontro de Corrinha, a rainha hors concours do bloco. Demos risadas lembrando do ensaio anterior, que fizemos em 2010. Dessa vez a modelo se superou, com muita descontração em um ônibus que estava ‘de bobeira’ na Escola Piollin.

Posted by: Felipe Gesteira on 8 de fevereiro de 2013 @ 12:24
Filed under: Cultura

Paraíba dos Seus Olhos

 

"Lagoa em Movimento" seria a minha inscrita

O concurso “Paraíba dos Seus Olhos” já está consolidado no calendário da Fotografia do Estado. Ter sido convidado para compor o júri pela segunda vez foi uma honra. Se não fosse jurado, concorreria com a foto acima. De toda forma foi muito bacana, pelo nível técnico dos fotógrafos, amadores e profissionais, e pela participação da população, com mais de duas mil fotos inscritas.

Todos os anos, na maioria dos concursos, os jurados saem com a mesma conversa que “o nível técnico foi alto” e que deu trabalho para julgar. E dá trabalho mesmo. É muita foto boa, ainda mais com os amadores, que são pessoas que estudam Fotografia mas não vivem disso.

Saindo da conversa de sempre, o que me impressionou mesmo foi a participação popular, em números, e o alcance do concurso. Foi bacana ver tanta gente do interior da Paraíba se inscrevendo. Isso mostra a força e o interesse do público pela Fotografia em todos os recantos do Estado. E olha que teve imagem vindo de tudo quanto é lugar.

Voltando ao nível técnico, outra coisa que chamou minha atenção foi a qualidade das imagens na categoria “Celular”. Claro que não imaginava nada do tipo ‘bisonho’, pois com um olho bom é possível sim fazer ótimas fotos com a câmera do telefone. Mas considerando que os inscritos na categoria não eram profissionais, a galera dos dispositivos móveis deu show no concurso. Foi surpreendente.

No fim das contas, tudo impecável. Já participei da organização de um concurso na PMJP e sei o trabalho que dá. A equipe da Rede Paraíba está mais uma vez de parabéns, e estão também, claro, todos os inscritos. Agora é pegar a câmera, ou o telefone, e sair clicando. Seja trabalho ou lazer, fotografar é bom demais!

Posted by: Felipe Gesteira on 12 de novembro de 2012 @ 17:21
Filed under: Geral

Saiu o edital do Setembro Fotográfico

A Funjope lançou o edital de convocação para a mostra da segunda edição do Setembro Fotográfico. Além de participar da exposição e entrar no catálogo, os 15 vencedores vão levar ainda prêmio de R$ 1 mil. Vale muito a pena.

Ano passado, muita gente me perguntou se eu participaria. Não me inscrevi por uma questão ética, pois apesar de não ter nenhuma restrição, não achei que seria correto com o público, já que sou funcionário da prefeitura. Nesse ano, nem se eu quisesse. Todos os funcionários, e familiares até terceiro grau, estão vetados. A comissão acertou no edital.

Enfim, o evento é muito bacana e recomendo a todos os colegas.

Veja a notícia sobre o lançamento aqui, e o edital na íntegra aqui.

Posted by: Felipe Gesteira on 5 de junho de 2012 @ 15:44
Filed under: Geral

Flor da Paixão

O desafio era fotografar as expressões dos atores do espetáculo Flor da Paixão, a Paixão de Cristo promovida pela Prefeitura de João Pessoa. Assista ao filme abaixo. Job bacana com a equipe da 9ideia.

Posted by: Felipe Gesteira on 4 de junho de 2012 @ 3:41
Filed under: Publicidade

O Picplz quebrou!

Recebi hoje de manhã um e-mail do picplz avisando que o sistema sairá do ar permanentemente no dia 3 de julho. Para quem não conheceu, o picplz era um aplicativo de compartilhamento de fotos com suporte para aparelhos móveis que dava opção de filtros para as imagens. Na verdade, era um Instagram piorado.

Enquanto o Instagram não chegava para Android, o ‘primo pobre’ era uma boa saída para fazer fotos legais com o celular e compartilhar no Twitter e Facebook. Ele tinha até um destaque na Android Market (que hoje se chama Google Play) quando o usuário buscava por “Instagram”. Eu usei por um tempo, mais pelo compartilhamento. A ferramenta em si não tinha muita graça.

Se você também tinha conta no picplz, tem até o dia 3 de julho para fazer o download de suas fotos antes que sejam deletadas.

 

Posted by: Felipe Gesteira on 3 de junho de 2012 @ 18:42
Filed under: Geral

Retorno do blog

Há exatamente um ano eu escrevi aqui pela última vez. De lá pra cá foram muitas mudanças, e não sobrava tempo. Agora o blog volta dentro do meu site, de cara nova, porém com o mesmo link. Vou falar de Fotografia, dicas, do meu trabalho na Prefeitura de João Pessoa e das coisas que fiz nesse meio tempo. Enfim, estava com saudades.

Posted by: Felipe Gesteira on 1 de junho de 2012 @ 20:50
Filed under: Geral

Semana do Meio Ambiente com muita fotografia

Fotografia feita com a câmera do celular e postada no Twitter e Facebook via Picplz

Em início de Semana do Meio Ambiente, várias entidades promovem ações educativas e de preservação à natureza. A TV Cabo Branco lançou uma campanha bem bacana, criaram um twibbon (aquele logo pequeno que vai no canto do avatar das redes sociais) com o símbolo e, da semana passada pra cá, vários funcionários estão aderindo e se engajando. Além disso, a TV vem trazendo uma série de reportagens com o tema.

Hoje de manhã, enquanto eu cobria a abertura da Semana do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), fiz uma foto com o celular (acima) e postei no Picplz. Lembrei na hora que além da mobilização em prol da consciência ecológica coletiva, podemos também fazer um movimento cultural, com fotografias por todos os lados.

Então, a partir de hoje até o próximo domingo, 5, vou postar no Twitter (@gesteira) e Facebook uma foto por dia, feita com o celular, e convidar os amigos a fazerem o mesmo, sempre usando a hashtag #SMA2011. Vale Twitpic, Yfrog, Picplz (meu preferido) e Instagr.am, só não pode esquecer da tag. Vamos juntar o material no final e fazer uma exposição virtual bem bacana. Valendo!

Posted by: Felipe Gesteira on 1 de junho de 2011 @ 14:21
Filed under: Geral
Older Posts »